Procurando melhorar a performance do equipamento ou às vezes reduzir os custos, as pessoas acabam misturando diferentes tipos de óleos. Esse hábito não é recomendado, pois acarreta problemas para o equipamento.
Os aditivos dos óleos envolvidos podem ser diferentes e não combinarem entre si, anulando os benefícios um do outro, ocasionando incompatibilidade química e diversas reações que podem danificar o equipamento.
Abaixo, estão listados alguns problemas que podem surgir por conta da incompatibilidade dos lubrificantes:
- Formação de borra no tanque;
- Corrosão;
- Oxidação;
- Incompatibilidade com alguma parte do sistema, como selos de vedação.
O óleo lubrificante está para o equipamento assim como o sangue está para o corpo e, portanto, devemos monitorar e cuidar da lubrificação dos equipamentos.
É recomendado seguir o manual do equipamento na hora da escolha do lubrificante, mas especialistas em lubrificação também podem recomendar o melhor para o equipamento. Caso seja realizada a troca do tipo de lubrificante, deve-se drenar todo o óleo do sistema, trocar filtros (quando aplicável) e, só então, completar com o novo óleo desejado.
Nós, da Unax Offshore, possuímos um laboratório especializado em análises de lubrificantes. Além de um laudo completo, com soluções integradas, possuímos uma equipe técnica altamente preparada para avaliação dos equipamentos.
Priscila Meneses
Líder do laboratório Unax Offshore
Gostaria de se inteirar um pouco mais sobre estes serviços e/ou outros? Entre em contato conosco:
E-mail: [email protected]
Whatsapp: (22) 99292-1877