Geral

Como evitar a formação de Verniz no óleo lubrificante?

Unax Academy 15 15America/Los_Angeles August, 2025
Imagem de destaque para Como evitar a formação de Verniz no óleo lubrificante?

Como vimos no post Entendendo a formação de Verniz em maquinários (Parte 1), a principal causa do envelhecimento de um óleo lubrificante se define como um processo denominado "oxidação". Os subprodutos da degradação oxidativa são solúveis no óleo lubrificante e o processo dá início quando a aditivação antioxidante (ex. fenóis e aminas) sofre depleção a ponto de não mais restringir o fenômeno.

O primeiro passo para evitar a formação de verniz no óleo é o monitoramento. Para uma maior segurança do óleo lubrificante de seus clientes, a Unax Offshore oferece, dentre seu vasto portfólio, o teste RULER (Remaining Useful Life Evaluation Routine). Este teste analisa quantitativamente as concentrações relativas de antioxidantes (fenóis e aminas) nos óleos novos e usados, a fim de monitorar as taxas de depleção do pacote de aditivos antioxidantes no óleo lubrificante.

Qual a importância dos aditivos antioxidantes?

Aditivos antioxidantes são adicionados a um óleo para protegê-lo da oxidação. Essas moléculas antioxidantes protegem o óleo reagindo e neutralizando moléculas de radicais livres que, de outra forma, atacariam e danificariam o óleo base.

O nível de antioxidantes presentes no óleo lubrificante dá uma indicação da capacidade do fluido de resistir à oxidação. O monitoramento regular permite que a taxa de esgotamento seja observada, o que pode ser útil na determinação da vida útil restante, influenciando nas tomadas de decisão, quando se trata da troca do óleo.

Gostaria de se inteirar um pouco mais sobre estes serviços e/ou outros? Entre em contato conosco:

E-mail: [email protected]

Whatsapp: (22) 99292-1877