O óleo diesel é um combustível fóssil, derivado do petróleo, muito utilizado em motores de caminhões, tratores, furgões, locomotivas, automóveis de passeio, máquinas de grande porte, embarcações FPSO, plataformas, Supply Boats e muitos outros. O Óleo Diesel S500 e S10 são formados basicamente por hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de hidrogênio e carbono). Possui também em sua composição, em pequena quantidade, oxigênio, nitrogênio e enxofre. Enxofre. Guarde bem este nome.
A indústria petrolífera brasileira enfrentou um grande desafio que é reduzir as taxas de enxofre do diesel comercializado no país para níveis mais próximos dos praticados na Europa. Anteriormente as regras comportavam até 1800 ppm (partícula por milhão) no diesel comercializado por aqui. O plano da ANP (Agência Nacional de Petróleo) era reduzir esse teor para 1500; 500; 50; 10 ppm, mesmo padrão adotado na Europa. Mas, o que significa Diesel S500 e S10?
S é sigla usada para o enxofre. Enxofre é uma substância com alto potencial poluidor. Logo, entende-se que S500 significa 500 ppm de enxofre e 10 ppm significa 10 ppm de enxofre.
Por seu alto potencial poluidor, a ANP determinou que o Diesel comercializado no Brasil deveria adequar-se a 10 ppm, até o ano de 2009, mas apenas em 2013 tornou-se obrigatório nos postos de abastecimento.
Os benefícios do Diesel S10 são inúmeros. Além de possuir menos enxofre e com isso uma menor emissão de gazes poluentes, seu número de Cetano é de 48 contra 42 do S100. Esse número de Cetano influencia diretamente a combustão. Quanto maior esse número, melhor a queima, mais potência.
Mas, nem tudo são flores. O enxofre possui uma propriedade bactericida natural; portanto, o S-10 é mais sensível a micro-organismos, o que é agravado pelo acréscimo de 10% de biocombustível (Biodiesel). Possui também características higroscópicas (capacidade de reter água) fazendo da água e da umidade seus grandes inimigos e devem ser evitados a todo custo. Por apresentar menos enxofre, ele pode desenvolver uma borra que danifica os equipamentos.
Se por um lado o Diesel S10 polui menos e entrega mais potência ao motor, por outro lado é mais propenso à proliferação de bactérias, mais sensível à água e ao surgimento de borras. Parece que estamos em um “beco sem saída” não é mesmo?
Para não saturar sua leitura, no próximo Blog, falaremos de uma solução para equilibrar essas diferenças entre o Diesel S500 e S10.
Até breve,
Alexandre Linhares // CEO Unax Offshore
ICML – MLA 3
Gostaria de se inteirar um pouco mais sobre estes serviços e/ou outros? Entre em contato conosco:
E-mail: [email protected]
Whatsapp: (22) 99292-1877