Pode-se afirmar que o verniz em equipamentos age como agente catalítico da elevação do nível de oxidação do óleo lubrificante. Em função da íntima relação existente entre o verniz pré-existente e as novas ligações oxidativas, a Gestão Proativa da condição do óleo lubrificante deve ser algo a que os técnicos em manutenção devem dar detida atenção. Um monitoramento bem realizado sobre a condição do óleo lubrificante pode identificar o fenômeno da formação do verniz desde a fase inicial do processo.
Infelizmente, a abordagem tradicional no que diz respeito às análises físico-químicas de óleos lubrificantes utilizadas nas práticas de Manutenção Preventiva, mesmo quando realizada com grande nível de aprofundamento, pode não ser suficiente para se predizer com eficácia a presença dos agentes precursores do verniz no óleo lubrificante.
Técnicas conhecidas, como ICP-AES (Inductively Coupled Plasma - Atomic Emission Spectroscopy), RDE-AES (Rotating Disc Electrode - Atomic Emission Spectroscopy), FTIR, NA(TAN), Contagem de Partículas e RPVOT (Rotating Pressure Vessel Oxidation Test) têm mostrado baixa eficácia em identificar a formação de verniz.
Diante deste quadro, foram desenvolvidas algumas técnicas como forma de se detectar a formação do verniz, em estágios iniciais, em sistemas de lubrificação de turbinas hidráulicas, movidas a vapor ou a gás natural e sistemas hidráulicos. Podem-se citar alguns testes utilizados na detecção dos compostos precursores da formação dos depósitos em forma de verniz:
- MPC (Membrane Patch Colorimetry)
MPC é um teste analítico essencial para determinar a propensão de um lubrificante para formar depósitos de verniz. O processo é composto pela filtragem do óleo por membrana e, posteriormente, a análise da coloração pelo ΔE, através do MPC. O valor ΔE é a propensão correspondente à formação de depósitos de verniz lubrificante e são então avaliados de acordo com a escala MPC. - Ruler (Remaining Useful Life Evaluation Routine)
Este teste analisa quantitativamente as concentrações relativas de oxidantes em óleos novos e usados, a fim de monitorar as taxas de depleção dos aditivos de proteção antioxidante no óleo. Esse monitoramento permite que a vida útil dos lubrificantes usados possa ser efetivamente monitorada.
A Unax Offshore tem o orgulho de anunciar que, agora, realizamos tanto o MPC, quanto o Ruler. A Unax está trazendo não só a análise, mas também a solução para o problema, ou seja, a remoção do verniz. Fique atento aos próximos posts para saber mais.
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